Skip to main content
Resources

Alteração no Contrato Material de Terceirização (MSA)

Esta página também está disponível em:

Por favor, observe que a versão em inglês de todo o conteúdo e dos documentos traduzidos são versões oficiais e que as traduções em outras línguas são apenas para fins de informar.

Visão geral

Este site traz orientações para operadores de registro sobre a solicitação da aprovação da alteração de um Contrato Material de Terceirização (MSA) pela organização da ICANN.

Qualquer contrato de subcontratação relacionado a qualquer função crítica, conforme definido na Especificação 10, Seção 6 do Contrato de Registro é considerado um Contrato Material de Terceirização (MSA). Os terceirizados que operam uma ou mais funções críticas são chamados de Operador de registro de back-end ou Provedor de serviços de registro (RSP).

As funções críticas sujeitas ao processo de alteração de MSA incluem:

  • Resolução do DNS
  • Zona DNSSEC assinada adequadamente (se o DNSSEC for oferecido pelo registro)
  • SRS (Shared Registration System, Sistema de Registro Compartilhado), geralmente por meio do EPP (Extensible Provisioning Protocol, Protocolo de Provisionamento Extensível)
  • RDDS (Registration Data Directory Services, Serviços de Diretório de Dados de Registro), por exemplo, Protocolo de Acesso a Dados de Registro (RDAP) e WHOIS fornecido pela porta 43 e por meio de um serviço online.

Por meio do processo de alteração de MSA, a organização da ICANN testa e avalia um RSP para garantir que ele tenha a capacidade de operar um domínio de primeiro nível (TLD) de forma estável e segura. A organização da ICANN também exige que os operadores de registro enviem um plano de transição para demonstrar como a transição de serviços de um RSP para outro será coordenada e concluída de forma estável e segura.

Abaixo, temos um cronograma geral do processo de MSA. Clique aqui para ver mais detalhes do fluxo de trabalho do processo.

Alteração no Contrato Material de Terceirização (MSA)

Antes de enviar: Considerações e preparações

As etapas abaixo destacam as principais considerações e preparações que os registros devem fazer antes de enviar uma solicitação de alteração de MSA no portal de serviços de nomes (NSp).

Passo 1: Levar em conta as transações relacionadas Alterar o RSP pode resultar em outras alterações associadas. Considere, por exemplo:

  • Você fará alterações aos Serviços de Registro no Anexo A do Contrato de Registro (RA) como resultado da alteração do RSP?
  • Você vai atribuir o TLD a outra entidade além desta alteração do MSA?

Modificações nos serviços de registro: Caso o RSP proposto ofereça serviços de registro diferentes do RSP atual (por exemplo, bloqueio de registro, idiomas/escritas de IDN), você precisará atualizar o texto do Anexo A. Para isso, envie uma solicitação da Política de Avaliação de Serviços de Registros (RSEP) antes do envio da solicitação de alteração do MSA. Recomendamos que você solicite uma chamada de consulta para conversar sobre as etapas adequadas.

Atribuição do TLD: Caso planeje atribuir o RA de TLD a outra entidade além da alteração do MSA, você precisará concluir uma transação antes de iniciar a outra. Recomendamos que você solicite uma chamada de consulta para conversar sobre as opções disponíveis e entender melhor as implicações sobre as transações. Acesse a página de atribuições para saber mais sobre como atribuir um TLD.

Passo 2: Entender o cronograma. Aguarde pelo menos 7-12 semanas para concluir a solicitação de alteração do MSA com a organização da ICANN. Para o cronograma, leve em conta os requisitos para que a organização da ICANN processe a alteração do MSA, incluindo testes, em relação às necessidades e aos requisitos da sua empresa. Considere, por exemplo:

  • Seu contrato com o RSP atual terminará em breve?
  • Quanto tempo levará a transição do RSP atual para o novo?

Passo 3: Organizar uma chamada de consulta com o gerente da conta para garantir que você entenda o processo. O gerente de conta pode fornecer uma visão geral de tudo o que o processo envolve, informar a documentação e os testes exigidos, e ajudar a garantir que você entenda o que é necessário para iniciar a solicitação de alteração do MSA. Dessa forma, o processo será mais eficiente quando você estiver preparado para enviar a solicitação.

Passo 4: Revisar e preparar a documentação necessária. Planeje com antecipação, analisando os recursos fornecidos e preparando a documentação que você precisará incluir no envio, prestando atenção ao seguinte:

Recursos

Visão geral dos requisitos (por tipo de alteração do MSA)

Requisito RSP conhecido RSP desconhecido*

Envio informal

Avaliação técnica

(custo de avaliação estimado US$ 14.300)

Aprovação do plano de transição

Teste do sistema de registro

Exercício de simulação

Envio formal/Revisão da ICANN

Determinação da ICANN

Transição de RSP

*No momento não aceita novos gTLDs

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."