Skip to main content
Resources

Instrumento de operações continuadas (COI - Continued Operations Instrument)

Esta página também está disponível em:

Por favor, observe que a versão em inglês de todo o conteúdo e dos documentos traduzidos são versões oficiais e que as traduções em outras línguas são apenas para fins de informar.

Notícias

Visão geral

O objetivo do Instrumento de Operações Continuadas (COI) é garantir a disponibilidade de fundos para oferecer continuidade dos serviços para os registrantes de novos gTLDs caso ocorra um problema com um registro. De acordo com a Especificação 8 do Contrato Básico de Registro, os Operadores de Registro devem ter um Instrumento de Operações Continuadas que ofereça os recursos financeiros suficientes para dar conta das cinco funções essenciais do registro mencionadas na Seção 6 da Especificação 10, por um determinado período, definido na Seção 1 da Especificação 8.

Serviço de baixa da obrigação do COI

O Contrato de Registro exige que a manutenção de uma cobertura suficiente de COI durante seis anos a partir da execução do contrato. Depois que os operadores de registro cumprirem essa obrigação de 6 anos, os TLDs não precisarão mais manter o COI.

O serviço de baixa ao término da obrigação do COI permite que a organização da ICANN processe a baixa de COIs que não são mais necessários de acordo com a Especificação 8 do Contrato de Registro.

Fluxo do serviço de baixa da obrigação do COI

COI Obligation Release Service Process Flow

*O processamento pode levar até 45 dias

O processamento será realizado em lotes (com base na expiração das obrigações de COI) em intervalos mensais e podem levar até 45 dias para terminar.

Os operadores de registro que utilizam um cronograma de alocação de COI serão avisados sobre coberturas de gTLDs que podem ser removidas dos documentos de COI. Embora não precisem fazer nada, os operadores de registro podem optar por trabalhar com o banco emissor para enviar uma emenda removendo os gTLDs que não precisam mais de cobertura.

Quando a obrigação de manter a cobertura do COI de todos os gTLDs indicados no cronograma de alocação de um instrumento terminar, a organização da ICANN processará a baixa do documento do COI de acordo com o processo definido acima.

Caso uma parte contratada queira acelerar a baixa de um documento, como alternativa ao serviço mencionado acima, é possível emendar a data de expiração final do COI de forma proativa por meio do Serviço de Emendas do COI, de acordo com a data de término da obrigação de COI.

Serviço de Emendas do COI

O Serviço de Emendas do COI oferece um método para os Operadores de Registro solicitarem permissão à organização da ICANN para alterar o valor de seus fundos de COI a fim de se alinhar às projeções de DUMs (Domínios Gerenciados) para o gTLD.

A organização da ICANN garantirá a suficiência do COI, conforme disposto no Contrato de Registro. Se a ICANN determinar que um COI não tem fundos suficientes a qualquer momento depois da autorização de um gTLD, o Operador de Registro será encaminhado ao Serviço de Emendas do COI e deverá fazer a alteração em seu COI em até 60 dias.

Os operadores de registro devem enviar uma solicitação por meio de um caso de serviço no Portal de serviços de nomes. A situação do registro deve estar regular com a organização da ICANN, e seu TLD deve ter pelo menos seis meses de Disponibilidade Geral/Registro (GA) antes da data da solicitação para estar qualificado para uma Emenda do COI.

Recursos

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."